PLANO DE AULA 
Professora: Sueli Ines Barbieri Schumacher 
Turma: 3º ano 
Disciplina: Informática 
 -Conhecer e utilizar o programa Tux Paint (Windows) e     (Linux) RECURSOS 
 -Trabalhar com as ferramentas básicas de todo o programa;
 -Criar paisagens; 
-Livro:Coleção Infokids (Informática para Crianças) de Marcelo Vernuncio Pontes e Patrícia Buechler Pontes. Título: Editoração Gráfica PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS 
-Computador com programa Windows e ou programa Linux 
  1º Momento: Leitura do livro sobre o desenvolvimento do tema: Editoração Gráfica;   3º Momento: Fazer um desenho livre no mesmo programa; TEMPO DIDÁTICO    O trabalho será desenvolvido em dois períodos na sala de informática, aproximadamente 3 horas. Nas quartas- feiras; AVALIAÇÃO     A avaliação ocorrerá durante o processo, através de observações do interesse, participação e capacidade. 
  2º Momento: Realizar a atividade no programa Tux Paint, seguindo o roteiro do livro. 
   -Fazer um desenho de uma casinha na tela com o ícone pincel, escolhendo o tipo de traço que irá utilizar no desenho; 
   -Escolher na paleta de cores a cor desejada e rabiscar a tela; 
   -Utilizar a ferramenta balde e preencher com a cor desejada o telhado e depois pôr uma cor de fundo no desenho, separando o céu e a terra; 
   -Com a ferramenta spray fazer nuvens branquinhas no céu; 
   -Com a ferramenta elipse desenhar o sol; 
  -Com a ferramenta linha fazer os raios do sol; 
  -Usar a ferramenta borracha se quiser apagar o que não ficou bom; 
  -Com a ferramenta lápis, escrever seu nome; 
  -Aprender a salvar o trabalho final; 
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