PLANO DE AULA
TEMA: CONHECENDO O MUNICÍPIO
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Educação Básica João XXIII
Turma: 3° ano
Professoras: Sueli Ines Barbieri Schumacher
Disciplinas: História, geografia.
Duração: Duas semanas.
2-CONTEÚDOS:
-Ordem dos fatos históricos do município;
-Construção da linha do tempo dos fatos históricos do município;
-Localização espacial do município;
-Pontos turísticos;
-Distritos;
3- OBJETIVOS:
-Construir a linha do tempo traçando a sua história e destacando fatos importantes;
-Conhecer a história do município de São João do Polêsine;
-Identificar os distritos do município no mapa;
-Localizar o município no mapa do Estado do Rio Grande do Sul;
-Identificar os principais pontos turísticos;
-Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica
4- MATERIAL NECESSÁRIO:
Canetinhas, lápis de cor, folha de oficio, papel pardo, computador com acesso a internet e o programa Google Earth (disponível para download em earth.google.com/intl/PT/).
5-DESENVOLVIMENTO:
Primeira semana.
1° Momento:
-Rodas de conversa sobre o município (colonização, origem do nome e localização).
2° Momento:
-No LABINFO, em dupla, navegar e pesquisar no site do município sua história, observando fotos e fatos que aconteceram e estão acontecendo.
-Copiar as informações importantes sobre o município (história, como chegar, turismo...).
3° Momento:
-Construir, em grupos, a linha do tempo dos fatos históricos do município desde a sua emancipação.
Segunda semana.
4° Momento:
-Visualizar a localização do município em imagem real no programa Google Earth.
-Abrir o programa e convidar a turma a buscar imagem do município, seguindo o procedimento: clicar no botão “mostrar a barra lateral” e em “voar para”, digitar “Brasil” e esperar a imagem “voar “ até o País. Introduzir o nome da cidade e orientar os alunos a aproximar a imagem.
-Perguntar para os alunos o que estão vendo, procurar identificar os Distritos, pontos turísticos, escola, suas casas etc.
-É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Das fotos? Levar a perceber que imagens aéreas e de satélites são a real visualização da superfície no plano vertical.
6- AVALIAÇÃO FINAL
A avaliação foi de forma individual e coletiva em todos os momentos em que os alunos estiveram participando das execuções das atividades realizadas em sala de aula participaram ativamente demonstrando interesse.
Na pesquisa realizada no laboratório de informática percebi o quanto os alunos ficaram admirados se divertiram e aprenderam com o uso do computador vendo as imagens visto via satélite do mapa do município, pontos turísticos, e da cidade de São João do Polêsine. Ao realizar a busca pela pesquisa constatei algumas dificuldades apresentadas pelos alunos no simples manuseio do mouse então indaguei onde descobri que muito deles não tiveram acesso a computador, por isso da importância do aluno experimentar, aprimorar o desenvolvimento e a aprendizagem percebendo a alegria de entender que o laboratório de informática como um espaço acima de tudo prazeroso, onde a relação de professor e do aluno ultrapassa as formalidades convencionais.
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